VOLTAR PARA A LISTA
02/04/2020

Salve, Sobreviventes!

O Blog dos Desenvolvedores está de volta, anunciando a chegada de uma nova atualização. E sabe o que vem junto dessa vez? Balanceamento! Hoje vamos explorar mais a fundo quais razões nos levam a balancear o jogo e como fazemos isso. Vamos compartilhar um pouco da lógica por trás desse balanceamento, mostrando nosso empenho em tornar Free Fire sempre melhor.

Ajustando as armas, mas por quê?

Um dos aspectos mais geniais do Free Fire é que existem múltiplas formas de se jogar e ganhar uma partida. Você pode ser um Zé Casinha e se esconder durante a partida, pulando entre Zonas Seguras e se esquivando dos inimigos enquanto acumula o máximo de loot e kits médicos.  Você pode ser adepto ao rushadão e ir pra cima dos inimigos durante o percurso. Também pode jogar em squad com uma tática organizada, mandar para frente seu especialista em rushar, oferecendo o suporte do resto da equipe. Mas uma coisa que, independente do seu estilo de jogo, será determinante para o sucesso são as armas que você tem na hora da ação.

Por causa dessa dinâmica, quando existe algum item forte demais (estamos falando com a senhora, M1887) vocês percebem rápido e correm para garantir acesso a esse item. Portanto, ao invés do estilo de jogo ir se adaptando ao loot encontrado, acontece  uma situação em que boa parte da partida é focada em encontrar a “arma certa”. O jogo pode ficar muito repetitivo desse jeito, e essa é a última coisa que nós queremos para o Free Fire! É impossível que todas as armas fiquem no mesmo nível, e a hierarquia entre as armas também faz parte da dinâmica do jogo. Situações diferentes exigem soluções diferentes (longa distância, confrontos em telhados, combates a curta distância dentro de uma casa, etc). Queremos que essa adaptação às circunstâncias seja natural e justa, com o máximo de opções possíveis para que você possa jogar do seu próprio jeito.

Tomando decisões importantes

Como mencionamos, queremos que vocês possam tirar o melhor das situações e usar todas as suas habilidades para se tornar o último sobrevivente. Nós sempre observamos quais armas estão tendo uma performance melhor em batalha. Quando notamos uma diferença muito grande entre as armas, como quando os jogadores usam uma classe ou modelo de arma muito mais do que as demais  (ou muito menos), nós trabalhamos para equilibrá-las.

Nesta atualização, vocês vão notar que algumas SMGs receberão a melhoria que merecem. Além disso, também estamos trazendo uma nova SMG: a Thompson. Queremos tornar as SMGs mais úteis e impactantes na partida, e acreditamos que uma das maneiras de alcançar isso é ampliando a variedade de subtipos desta arma. Ao adicionarmos novas armas, além de trazermos mais adrenalina e opções para a partida, isso também nos ajuda a entender as particularidades de cada um dos tipos de arma, para que possamos tornar a partida cada vez mais emocionante. 

Às vezes, adicionar novas armas não é a saída, como foi o caso da Águia do Deserto. Ela teve um desempenho bem menos interessante do que esperávamos dentro do cenário de Battle Royale, e acabamos tirando ela desse modo de jogo. É legal ver como o modo de jogo também afeta o desempenho de uma arma, e por essa razão, vendo que a Águia do Deserto combinava com o jogo rápido e próximo do Contra Squad, trouxemos ela de volta especialmente para este modo de jogo. Remover e adicionar armas, assim como torná-las mais fortes, ainda não é o suficiente para manter as coisas equilibradas. Às vezes, se alguma arma estiver muito mais forte do que as demais, nós também faremos ajustes para torná-la mais balanceada. 

Além de armas, personagens, pets e mais

Nosso maior objetivo é continuar tornando Free Fire cada vez melhor.Para isso, não estamos só cuidando de balancear as armas. Tem muito mais coisa envolvida nessa missão, como os novos modos de jogo que estamos sempre adicionando e melhorando os que já existem. Também acabamos de adicionar nosso terceiro mapa, Kalahari, para experimentar com características antigas e novas. E trabalhamos continuamente para que nossos personagens sejam cada vez mais únicos, como conversamos na outra edição do Blog do Desenvolvedores.

Além dos personagens, temos prestado mais atenção no sistema de Pets, pois acreditamos que a somatória desses aspectos é o que torna o Free Fire tão divertido e especial. Portanto, estamos sempre olhando para todos esses ângulos quando buscamos balancear a jogatina. Durante essa análise, o aspecto mais importante para nós é a opinião de vocês, Sobreviventes, então não deixem de nos dizer o que vocês acham do que está rolando no jogo através da hashtag #PatraoResponde.

A gente se vê no próximo Blog dos Desenvolvedores!

Equipe de Desenvolvedores do Free Fire